Primeira remessa da vacinação contra dengue chega ao Maranhão para crianças de 10 e 11 anos


Nesta quinta-feira (15) a partir das 9h, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou a campanha de vacinação de crianças de 10 a 11 anos contra a dengue (Qdenga), na Unidade Integrada José Giocelli Costa, no bairro da Madre Deus, em São Luís. 

São 40.610 doses do imunizante que chegaram ao Maranhão e serão destinadas aos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara. O esquema vacinal da Qdenga será composto por duas doses, com intervalo de três meses.

A prioridade da faixa etária é pela concentração maior no número de hospitalizações pela doença, mas a vacinação seguirá para as outras faixas etárias, seguindo a ordem crescente.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no Maranhão, só neste ano, já foram confirmados 53 casos de dengue, 04 de Chikungunya e 07 de Zika vírus. No ano passado, foram 4.109 casos de dengue, 2.626 de Chikungunya e 101 de Zika.

A primeira remessa será distribuída seguindo alguns critérios do Ministério da Saúde e o número positivos da doença é um deles.

Mesmo com o imunizante, a SES deve continuar monitorando o cenário epidemiológico das arboviroses no Maranhão e agora fica a critério de cada município planejar a distribuição.

Comentários