Tartaruga marinha encalha na praia de Panaquatira e é resgatada por pescadores

Na manhã do último domingo (14), uma tartaruga marinha foi encontrada encalhada em uma área rochosa na praia de Panaquatira, localizada em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.

De acordo com relatos dos pescadores locais, a tartaruga provavelmente ficou presa devido às significativas e rápidas variações de maré nesta que é uma das maiores praias do mundo. Infelizmente, o animal não conseguiu retornar ao mar por conta própria.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros prontamente atendeu ao chamado e realizou o resgate do animal, como mostrado no vídeo abaixo. A tartaruga foi cuidadosamente devolvida à faixa de areia, e, posteriormente, conseguiu retornar ao mar com segurança.

Embora a visita de tartarugas seja comum ao longo da orla de São Luís, infelizmente, algumas delas acabam encalhadas e correm o risco de não sobreviver. Entre as espécies frequentemente avistadas na região, destaca-se a tartaruga-marinha-comum (Caretta caretta), conhecida também como tartaruga-amarela, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-meio-pente ou tartaruga-mestiça. Essa espécie é encontrada nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, assim como no Mediterrâneo.



Comentários