PRF/MA apreende mais de 70 comprimidos de anfetamina nos municípios de Açailândia e Imperatriz



Na noite da última terça-feira (09), quatro fiscalizações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultaram na apreensão de 73 comprimidos de anfetamina, conhecidos como “rebites”, em dois pontos da BR-010, sendo um deles no km 260 em Imperatriz/MA e o outro no km 320 em Açailândia/MA.

EM AÇAILÂNDIA/MA
Por volta das 21h30min, durante uma fiscalização de trânsito, uma equipe da PRF abordou um caminhão prateado e encontrou 13 comprimidos de anfetamina com o motorista, que admitiu possuir a substância para inibir o sono durante suas viagens. Posteriormente, por volta das 22h10min, outro caminhão, de cor azul, foi abordado, e o condutor também admitiu possuir 10 comprimidos da mesma substância para uso próprio.

EM IMPERATRIZ/MA
Por volta das 22h15min, durante uma abordagem, a PRF encontrou 40 comprimidos de anfetamina em um caminhão, e, mais tarde, por volta das 22h40min, em outra abordagem na mesma cidade, foram encontrados 10 comprimidos no interior de outro caminhão.

Devido à quantidade e às circunstâncias, os condutores foram enquadrados, a princípio, por porte ilegal de droga para consumo próprio, resultando na assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela PRF, comprometendo-se a comparecer em juízo quando intimados.


A PRF do Maranhão retirou mais de 1.780 comprimidos de circulação em 2023, o que representa um aumento de mais de 70% em relação ao ano anterior. Esse dado evidencia a intensificação do combate a esse tipo de crime, que coloca em risco a segurança viária, mas também ressalta a persistência de alguns condutores em utilizar essa substância de forma criminosa.

SOBRE A ANFETAMINA
A anfetamina, uma substância proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é conhecida por inibir o sono e, consequentemente, diminuir a fadiga, sendo utilizada de maneira indevida por alguns motoristas para prolongar suas viagens. Contudo, seu uso é extremamente prejudicial à saúde e é proibido no Brasil.



Comentários