Maranhão lidera ranking de estados com maior número de obras públicas paralisadas, revela relatório do TCU


Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) destaca o Maranhão como o estado líder em obras públicas paralisadas, abrangendo contratos ao longo de diversas gestões. Além disso, um relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ressalta que o Maranhão é a unidade federativa com o maior número de obras financiadas pelo FNDE, as quais permanecem interrompidas. Conforme dados do TCU, mais de 21 mil obras custeadas pela União em todo o país estão atualmente paralisadas ou incompletas, totalizando um montante superior a R$ 8,2 bilhões, principalmente na área de educação básica. A Casa Civil assegura que o Governo Federal está firmemente empenhado em retomar essas obras.

No contexto maranhense, um exemplo emblemático de obra pública parada é o antigo Palácio das Lágrimas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), cuja construção está estagnada desde 2018. A UFMA informou que uma revisão de todos os projetos foi realizada e tem planos de reformar o Palácio das Lágrimas para abrigar a escola de música da instituição.

Em uma reunião ocorrida em dezembro de 2023 no gabinete da Reitoria, na Cidade Universitária, o reitor Fernando Carvalho dialogou com a Superintendente do Iphan – MA, Lena Carolina Brandão, sobre possíveis parcerias para retomada de obras paralisadas. Dentre elas, destacam-se a restauração do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (Sioge), que será destinado a atividades de guarda e arqueologia; o Palácio das Lágrimas e o Teatro Tablado, com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2024, entre outras iniciativas.

Comentários