O Ministério da Saúde anunciou uma medida inovadora para atender a população em situação de vulnerabilidade social, incluindo absorventes no programa Farmácia Popular. Com o intuito de garantir a dignidade menstrual das mulheres, a iniciativa estará disponível em mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o país.
Essa ação conjunta envolve diversos ministérios, como Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Justiça e Segurança Pública, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Mulheres e Educação, com o objetivo declarado de promover o direito à educação, carreira profissional e uma vida sexual e reprodutiva saudável.
O acesso ao absorvente gratuito será destinado a grupos em situação de vulnerabilidade, abrangendo aqueles abaixo da linha da pobreza matriculados em escolas públicas, em situação de rua, em extrema vulnerabilidade, e mulheres no sistema prisional. O programa visa beneficiar um público-alvo de 24 milhões de pessoas entre 10 e 49 anos em todo o Brasil.
Para retirar o absorvente gratuitamente nas farmácias credenciadas do Farmácia Popular, é necessário atender aos critérios estabelecidos e apresentar documento de identificação pessoal, juntamente com uma autorização emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’, a nova versão do Conecte SUS já disponível para download. Essa medida representa um passo importante na promoção da saúde e dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade.
O progrma Farmácia Popular do Brasil, parte da Política Nacional de Assistência Farmacêutica do Governo Federal, criado em 2004, continua a expandir seu alcance e impacto, proporcionando acesso a medicamentos essenciais a preços reduzidos em parceria com prefeituras municipais em todo o país. Essa recente inclusão de absorventes reforça o compromisso do programa em atender às necessidades fundamentais da população brasileira.
Comentários
Postar um comentário