Emblemático avião soviético aterrissa no Aeroporto de São Luís


O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) foi palco, nesta terça-feira (2), de uma operação especial que recebeu o emblemático Ilyushin IL-76 da Silk Way Airlines, do Azerbaijão. Este avião soviético, fruto do desenvolvimento pela Ilyushin na década de 1960, trouxe consigo um significativo marco para a aviação na região.


Originado do Aeroporto de Gran Canária (LPA), em Las Palmas, na ilha espanhola Grã Canária, o IL-76 transportava uma turbina de 8.7 toneladas destinada a uma empresa do setor de gás natural no município de Santo Antônio dos Lopes. Este avião é reconhecido como um dos maiores do mundo para cargas, medindo 47 metros de comprimento e com uma envergadura de 50 metros.

O Ilyushin Il-76 foi desenvolvido pela Ilyushin para atender a uma solicitação da Força Aérea Soviética, que buscava uma aeronave cargueira a jato para substituir os Antonov An-12. Sua velocidade máxima atinge 850 km/h, conferindo-lhe características marcantes para seu tempo e função.

De acordo com o sistema de voos planejados da ANAC (SIROS), a chegada prevista do serviço aéreo não regular de carga estava programada para às 2h da madrugada, com uma nova estimativa para 11h50. Entretanto, o voo emblemático aterrissou no Aeroporto de São Luís no início da tarde, por volta das 13h30.

Na BR-135, o tráfego foi interrompido, levando várias pessoas a saírem de seus veículos para contemplar a aeronave que sobrevoava São Luís. Muitos aproveitaram o momento para registrar esse acontecimento.

Comentários